20/12/2009

Minha Cidade Querida



Belém do Pará é conhecida como cidade das mangueiras. O título faz referência a beleza das árvores que dão um charme diferente no paisagismo das ruas e avenidas da chamada cidade morena.

Santa Maria de Belém do Grão Pará foi fundada em 12 de janeiro de 1616, e reúne um grande potencial histórico nesses 391 anos.

São pelas ruas estreitas da cidade velha que Belém começou. O bairro ainda guarda algumas construções que a colonização portuguesa deixou em solo belemense, locais como o Forte do Castelo, uma das primeiras edificações da capital. Fugindo um pouco da nostalgia do passado, vir até a capital paraense e não visitar o Mercado do Ver-o-pêso é o mesmo que não ter passado em Belém. Na maior feira livre à céu aberto da América Latina encontra-se de tudo, desde a mais exótica fruta, até os “milagrosos banhos cheirosos” que têm o poder de até fazer com que uma pessoa se apaixone por você. Misticismo ou não, isso faz parte da cultura de quem vive em Belém.

A capital também tem a chuva da tarde que praticamente tem hora marcada pra cair; tem a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que sempre no segundo domingo de outubro reúne mais de dois milhões de pessoas em sintonia com a fé. Neste dia as ruas se tornam verdadeiros rios humanos com direito a braços e afluentes.

Belém é uma cidade que respira cultura.